Sessão de Caboclos do dia 25 de Abril de 2015


Mensagem do Caboclo Sete Flechas – Homenagem a Ogum e comemoração de 40 anos de fundação do CEJV

Graças a Deus, que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos nesta tarde. Disse Jesus a seus discípulos que sempre que duas ou mais pessoas se reunissem em seu nome que ele estaria presente.

Que possa esta tarde já estar sendo benéfica a cada um aqui presente pela aura festiva do ambiente, com a presença da espiritualidade e de toda a ancestralidade de nosso canzó que se faz engalanado pela passagem do assumir sua responsabilidade. Assume o médium sua responsabilidade perante seu progresso espiritual e mediúnico quando diz o sim à casa em que opta por trabalhar; a própria casa é vista pela espiritualidade como uma pessoa que também diz o sim às suas responsabilidades, mas quem faz uma casa não é só a espiritualidade, não é só o corpo mediúnico, não é só a assistência; é a comunhão de tudo isto; uma casa de caridade é o somatório de todos que a compõe e agrega o carma e as experiências daqueles que a compõe. O sim vem sendo repetido a cada vez que se reúnem em nome de Jesus e a cada vez que buscam este entendimento. Comemoramos hoje a coroação dos resultados de vossa responsabilidade, de vossa persistência, de vossa constância em vossos propósitos. É fruto de vosso esforço tudo que vos acontece cá dentro.

A espiritualidade é doadora de inspiração, mas são os filhos que no mundo material fazem as engrenagens funcionarem. Então é importante que vossa responsabilidade, a todo o momento, vos conclame para a sintonia saudável com o mundo espiritual para que possam cada vez mais sentirem-se bem e espalharem o bem. É importante estarem sempre atentos às orientações não só as que dita a espiritualidade, mas principalmente do Cristianismo que é a linha mestra dos trabalhos de Umbanda e deste canzó. O que fazemos é repetira as orientações já passadas pelo mestre Nazareno que até hoje se fazem atuais e poderosas.

Às margens do lago quando disse “vem e segue-me”, em nenhum momento se fez promessa de vitórias materiais e sempre se fez presente a sua mensagem poderosa de amar principalmente os desafetos, pois é fácil amar a si ou amar quem se conhece ou passar por cima dos defeitos de quem se ama, mas se é mais vitorioso quando se passa por cima do orgulho, da vaidade, da prepotência e se ama o próximo que é tão diferente de si. O vem e segue-me é um trabalho de reforma íntima constante, porque seguir Jesus é amor que se refaz a cada dia da mesma forma que se luta pela paz, pois a paz não é ócio e nem descanso. A paz é trabalho constante. A paz necessita ser mantida com a vigilância constante do coração, da mente e dos atos.
Da mesma forma quando disse à filha de Jairo “levanta-se e anda”, é isto que a cada sessão cada um dos mentores que se fazem presentes diz a cada consulente que se coloca à sua frente com seus problemas, com suas mazelas e ladainhas. Tão somente se pode dizer a eles “levanta-te e anda”, segue sua vida, não opte pela lamentação, faça o seu trabalho, porque a vida fará o dela.
Da mesma forma quando disse à mulher pecadora “vá e não peques mais” também cada um de vossos mentores repetem quando encaminham seus consulentes de volta para vida. Aqui os filhos angariam a força, a orientação e a paz, mas é no dia-a-dia que colocam em prática e a orientação “vá e não peques mais” significa vá e não repita os mesmos erros, pois as mesmas ações dão sempre as mesmas consequências. Modifiquem suas ações que as consequências se modificarão.

Olhem ao redor e vejam o que podem modificar em si para que possam ser mais felizes. Não aguardem pela melhora do outro; melhorem antes a si, porque não há força maior que a do exemplo para construir um mundo melhor.

Que nesta tarde possam consagrar, agradecer e principalmente renovar vossos votos de luta, de trabalho e de caridade. Possam estar sempre em sintonia com o que está dentro de cada um de vocês. Toda força que os filhos buscam encontra-se dentro de cada um. Os guias espirituais, em quem os filhos tanto têm fé, apenas despertam as forças que estão dentro de vocês. Percebam dentro de si uma fortaleza em seu potencial bastando se permitirem dar continuidade àquilo que necessitam ser. O que tiverem de melhor em si, cultivem e o façam na sabedoria, na certeza de que o que se tem de melhor em si não pode vir acompanhado da vaidade e da soberba.

A vaidade enferruja vossos sentimentos e tolhe vossa visão. Muitos querem poder e sucesso e se esquecem que da mesma forma que se sobe se cai, as pessoas que aplaudem são as mesmas pessoas que buscam e apontam erros. É importante que tenham a consciência do que são para serem fieis aos vossos princípios e jamais firam vosso coração se permitindo fazer coisas que vos magoem. O amadurecimento vem quando os filhos selecionam atitudes e companhias.

Pois então levantem-se, andem, não pequem mais e sigam o caminho da caridade.
Graças a Deus.