Mensagem do Caboclo Sete Montanhas em sessão de Exus do dia 22 de maio de 2021.


Graças a Deus.

Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês nesta tarde em que filhos se reúnem em nome de Jesus. Disse ele que a cada vez que duas ou mais pessoas se reunissem em seu nome que ele estaria presente. Eis a promessa de Jesus, é o que vem acontecendo desde então; cristãos se reunindo na busca de seguir coletando os ensinamentos de Jesus, honrando a sua memória, seus feitos, seus milagres assim ditos e tudo aquilo que ele deixou como ensinamento para que o homem prosseguisse com sua jornada evolutiva.

Jesus foi mais um dos enviados do alto ao vosso mundo para que espalhasse conhecimento e sabedoria à humanidade em evolução. Assim como Jesus, vários outros profetas e sábios enviados se fizeram presentes nas diversas culturas de vosso globo e cada vez que um sábio, um emissário de Deus se faz presente este sempre arrebanha pra junto de si numerosos seguidores, tamanha sua capacidade de aglutinar pessoas em seu redor; como o núcleo de uma célula, com um sol em um sistema solar. A capacidade dessas almas de agregarem conhecimentos e atraírem para junto de si todos aqueles que, não apenas comungam com seus pensamentos, mas que veem nele um exemplo a se seguir e, dependendo do estágio evolutivo daquele grupo, um apoio e uma fonte de energia de conhecimento e de paz para que possam seguir trilhando no mundo. Em princípio, aproximam-se tal qual as mariposas se aproximam da luz, inebriadas pelo seu emitir poderoso de vibrações que os atraem, mas é necessário dar um passo adiante; assimilar o conhecimento que esses sábios trazem. Começarmos a praticar para que possamos nós também desenvolvermos em nós a nossa capacidade de iluminar o caminho nosso e, se Deus permitir; e assim ele o quer, o alheio porque é isso a que fomos chamados. Que a nossa melhora intima inspire os outros também a se melhorarem, que saibamos aprender com estes que são mansos e humildes em coração.

É importante não só reter este conhecimento; é importante a prática do conhecimento para que ele se solidifique, que ele crie raízes; porque se filhos têm uma semente de uma árvore boa, mas não plantam; essa arvore jamais produzirá benefícios, jamais dará sombra ou frutos ou produzirá remédios de sua seiva. Nem nós nos beneficiaremos da árvore e muito menos os outros. Então é importante que saibamos dar prosseguimento ao aprendizado que vamos construindo. Se somos artesãos e temos um toco de madeira, mas esperamos a hora propicia para criar a nossa obra de arte; é possível que essa hora nunca chegue, porque uma hora o cansaço vem, uma hora o medo da crítica vem, uma hora a noite é longa, uma hora o dia é muito ocupado e aquela obra ficará adormecida presa dentro daquele toco de madeira. É importante que iniciemos a nossa obra.

Toda obra inicia vacilante como uma chama pequenina, mas a fé, o conhecimento, a boa vontade, a perseverança, a união com espíritos afins fortalecem esta chama e ela ilumina não só o nosso quarto, mas se soubermos coloca-la bem alto no ponto mais alto do cômodo, ela iluminará todos os cantos. E não tenham medo das sombras porque todas as vezes que emitimos luz também projetamos sombras. A cada vez que nossa mente se clareia com o conhecimento, é natural que o homem também enxergue em si também os seus defeitos, as suas sombras, porque sempre que um foco de luz passar por um cômodo totalmente obstruído por outras peças fora do lugar, essas peças farão sombras na parede.  Na medida em que o homem for arrumando esse cômodo e retirando dele o que não lhe pertence, o que precisa ser doado, o que precisa ser transformado, o que precisa ser reeducado, essas sobras diminuem e vão encontrando o seu lugar.

Então que saibamos lhe dar com o conhecimento e com as sombras que produzimos porque elas fazem parte de nós. Elas ainda nos pertencem e justamente por isso também nos educam e nos ensinam. Que saibamos lidar com o conhecimento e com as sombras porque são elas que nos mostrarão aonde precisamos clarear, aonde precisamos melhorar a nossa vida. É a cabeça do homem, é o seu pensamento, que faz com que ele progrida e seja um vencedor.

Todo ori é capaz de ser um ori odara como se diz dentro dos dialetos africanos e dentro dos terreiros. Que possamos entender que é o nosso ori capaz de nos levar à vitória ou à paralização e à estagnação. Então alimentemos o nosso ori com conhecimento, mas também embasemos o nosso ori com humildade e sabedoria sem medo de mergulharmos no que tem nele para que possamos compreende-lo melhor. Assim como os peixes foram símbolos dos cristãos primitivos, também o peixe tem grande importância dentro de nossos rituais. O peixe habita a água, elemento primeiro da vida, de onde veio toda a vida de vosso planeta. A vida veio da água, da água transbordou-se para outras formas de vida mais elaboradas, mas ninguém sobrevive sem a água. E o peixe habita a água, símbolo do inconsciente, o peixe tanto está na superfície como também pode ir fundo onde há abismos e há lodo. O peixe é símbolo de autoconhecimento. É por isso que se usa peixes em vários rituais para que possa o ori se fortalecer. Lembrem-se que o peixe não tem pés nem mãos, ele abre o seu caminho em seu meio com a cabeça, e direciona a sua vida, o seu movimento de acordo com os movimentos que sua cabeça direciona.

Possa o homem espelhar-se nisso, para que possa fazer da sua cabeça a sua diretriz, que possa ele fazer da sua cabeça aquilo que governa a sua vida e não esperar que outros digam o que ele faça, mas criar suas próprias verdades, seus próprios conceitos baseados nos ensinamentos daqueles que estão adiante de nós na evolução.

Que possamos fazer na nossa cabeça a higienização necessária para que afastemos a dor, o medo. Que encaremos a morte como natural como nascimento, como a respiração, a enfermidade, tudo isso faz parte do nosso programa evolutivo e aprenderemos que não existem deuses de tristeza e de derrota. Todo Deus, de qualquer cultura, é um Deus de vitória; saibam espelhar-se nele. Saibam confiar nele, esperar dele oportunidades de crescimento e de amor.

Se filhos pedem a Deus para serem pacientes e fortes, Deus vos enviará oportunidades para serem pacientes e fortes. Confiem e acreditem e sigam confiando de que é o vosso Ori que abre o vosso caminho no mundo e não qualquer outra força exterior. Tenham confiança, a crença, paz em vosso coração e sigam direcionando vossa vida no caminho dos valores que enobrecem e fortalecem vosso caráter e a sua vida se engrandecerá.

Graças a Deus.