
_Muito boa tarde a todos. Como estão?
_Bem e a senhora?
_Aqui! Aqui onde mereço e por isso mesmo; feliz.
Felicidade vem da adequação também. Adequados à nossa história, adequados ao nosso momento, adequados ao nosso conhecimento. Adequados. Adequação também requer reconhecimento de limites, não podemos, assim como o criador, nos espalharmos por todo o universo. Molambo se espalha no seu universo. Pode expandir-se? Pode. Quando Ele permite, quando Ele exige, quando Ele pede.
Várias são as mensagens que o criador nos envia para nossa expansão. Pode ser uma alegria, um incentivo, conseguir chegar até aqui: “Brava! siga! Podes fazer mais!” Ou pela dor, um incômodo. Ele diz: “se esforce para sair do incômodo”
Bendita seja a dúvida, bendita seja a dor, bendito seja o incômodo, não fossem eles, o mundo não progrediria. O homem não desenvolveria a inteligência. Então muitas vezes queremos ficar sentados passivamente para que a vida nos sirva e esquecemos que estamos invertendo a ordem das coisas; nós é que servimos a vida. Animais procriam e cumprem o seu papel na cadeia alimentar e servem o homem. Há aqueles que, pelo trabalho, facilitam a vida do homem ou aqueles que acompanham o homem lhe dando aconchego, carinho, companhia. Animais servem ao homem e o homem o que faz? Também é um animal, é da ordem dos primatas, mas o homem produz cultura, inteligência, linguagem inteligível. Sua superioridade na inteligência o torna responsável pelas criaturas abaixo dele, porque quem sabe mais é responsável por quem sabe menos. E aí o incômodo fez com que o homem dominasse a natureza, animais, o próprio fogo e inventasse a roda, mas não para por aí o papel do homem.
Ele precisa desenvolver os valores que façam com que sua alma pensante evolua ainda mais. Não existe limites para a capacidade do ser humano, de criatura nenhuma, porque cada uma em seu campo evolutivo chegará ao infinito, mas nesse momento o homem é a mais complexa das criaturas de Deus. Nesse caminhar, muitas vezes, confunde as coisas, mas Deus é tão sábio, tão bondoso que permite. Permite porque o universo foi criado pelo próprio Deus e em seus mecanismos educadores, faz com que o homem chegue aonde precisa chegar. Mecanismos educadores que cabe ao homem aceitar, porque não há mais o que fazer a não ser adequar-se à dor, à dificuldade, à perda, utilizar a inteligência para tudo isso, lapidando-se e honrando e honrando tudo isso.
E o criador não tem pressa, então quando me perguntam: “E a senhora como está?”; digo: “aqui!” Porque toda a minha trajetória me trouxe até o dia de hoje e assim é a trajetória de cada um. Os trouxe até o dia de hoje e seguirá levando, seja aonde for, aonde estiverem a trajetória é vossa, é nossa, é minha, cabe a nós honrá-la. Como honramos? Aprendendo.
Animais evoluem cumprindo o seu papel, o homem evolui cumprindo o seu, queiramos ou não, chegaremos lá. Os planos de Deus são impossíveis de serem destraçados. Podemos atrasar a rota, sair da rota, mas voltamos a ela. Que tenhamos a capacidade de compreender quando estamos apenas patinando e quando estamos realmente servindo. Os retornos que a vida traz nos mostram isso.
Axé.