Mensagem do Sr Exu do Cheiro em sessão de Exus do dia 24 de junho de 2023. Homenagem a Xangô.


Muito boa tarde, mas boa tarde mesmo a todos os presentes. Que a harmonia siga sendo a diretriz de nossos trabalhos.

Viver não é tão difícil como muitos pensam e apregoam. O trabalho na cozinha ensina muito da vida, assim como o trabalho do perfumista ensina muito a quem quer viver em harmonia. Porque uma cozinheira, ela sabe a hora exata de retirar o alho da fritura para que não queime, de colocar o legume na sua sopa intercalando momentos e tempos para que não cozinhe muito, para que fiquem tenros e al dentes. E o perfumista mexe com aromas e harmoniza texturas olfativas e bota o fixador e narinas apuradas percebem, no passar do dia, as várias ondas do perfume de acordo com o calor que o corpo emana. É uma obra de arte, como a vida deveria ser.

Tudo tem seu tempo, tudo tem seu momento, tudo tem a sua hora e o perfume que me cabe pode não caber para alguém aqui presente, como o tempero harmonizar-se-á coma bebida exata. Equilíbrio! Eis o conselho que damos a todos que vêm pedir auxílio. Equilibrem-se! Tudo que podemos fazer é sugerir, mas a vida de cada um é como a cozinha de cada um, porque muitos que vêm pedir auxílio internamente dirão: “agradeço a sugestão, mas farei do meu jeito”. Harmonizem-se! E a vida seguirá bela e plena! Cada coisa no seu tempo, na sabedoria do próprio Deus.

E vos digo, não sintam pena de ninguém! A pena é um sentimento que se esvazia por si. Ela existe, mas precisa, tal qual os temperos, ser dosada adequadamente para que não termine afundando aquele que sente a pena em um profundo oceano de tristeza alheia. Cada um recebe aquilo que precisa. Cada um recebe aquilo exato no tempero de Deus para o seu aprimoramento. Se a vida é uma sucessão de fatos ao longo do tempo e se um fato desencadeia o outro o que acontece comigo neste momento é o resultado das ações que pratiquei.

Então que saibamos com essa consciência nos harmonizarmos com tudo que nos acontece e a partir do hoje colocar um novo tempero na nossa vida, para que os próximos acontecimentos sejam de acordo com aquilo que esperamos. Porque seu eu estou cozinhando batatas, retirarei batatas cozidas. Não pode ser diferente. Se estou vivendo hoje algo, o amanhã será o resultado do que eu fiz hoje. Então a pena não se explica e muito menos a lamentação vazia, mas a ação para que a vida se transforme e a justiça siga sendo aplicada a quem a mereça.

Assim é a enfermidade, assim é a felicidade, assim é a vitória, assim é a estagnação; frutos de nós mesmos. Cabe ao ser humano auxiliar, mas que cada um viva a sua vida tal qual ela é. Primeiro se aceitem e aí modifiquem-se. E a vida será bela como precisa ser.

Axé.