Mensagem do Sr Exu do Cheiro em sessão de mesa do dia 17 de junho de 2023.


Estamos hoje na condução de nossa reunião de mesa. Pela sintonia de hoje pedi permissão para estar aqui presente na condução de nossa reunião de mesa, umas das quais considero a mais importante de todo exercício mediúnico, porque isenta de todos os aparatos e rituais que o terreiro proporciona que é belo, que é envolvente, mas que ainda permite que o médium se ampare na vestimenta necessária para o trabalho enquanto que a mesa exige a sintonia mental e a clareza necessária para que a sensibilidade mediúnica se faça espontaneamente sem intermediários.

E que seja, no dia em que estudamos sobre Exu, a sessão com alegria espontânea necessária para a sintonia saudável com a espiritualidade, a mesma sintonia que desobstrui os nódulos energéticos e nos faz leves para o encarar da vida.

Não deveríamos ser necessariamente tão sisudos, mas também não podemos ser desnecessariamente irreverentes. A alegria é simples, ela é leve, um limite muito tênue que se quebra por qualquer desequilíbrio. Mas que essa sensação de bem estar que retira as dores e todos os entraves seja a âncora que passarão a buscar quando precisarem sentir leveza.

Exu não só gargalha, a gargalhada é o extremo do sorriso. Exu está mais para o sorriso, para o olhar confiante, para a cumplicidade sadia dos olhares que se entendem. No seu atributo de comunicador a comunicação se faz em todos os âmbitos da existência. Não apenas na palavra escrita ou falada, mas principalmente pela emoção transmitida em cada gesto, em cada postura.

O que identifica cada um aqui presente para a espiritualidade é a emoção que transmite quando em sintonia entra conosco. Se é o medo, se é o distanciamento reverente, se é o excesso de reverência, se é o total desconhecimento ou a total abertura para o aprendizado. É a emoção, são os pré-conceitos e é toda uma postura muito mais emocional e energética, do que permeada de palavras difíceis ou excessivas.

Que seja a simplicidade o modo como o médium lida com o seu mentor, com a sua mediunidade, com a sua casa, com o seu terreiro. Que seja sempre a simplicidade e a transparência para espiritualidade tão óbvia, tão fácil de se observar pelo colorido de vossos pensamentos e de toda energia que flui por todos os vossos campos energéticos.

Seja a alegria sincera aquilo que permeia o vosso contato a todo momento com a espiritualidade. Não a curiosidade desnecessária, mas sim a curiosidade saudável de saber em como posso ser ainda mais útil e mais em sintonia com a equipe espiritual à qual estou ligado.

E sem querer saber os detalhes soturnos da vida de vossos mentores, humanos que são, encarnados que foram todos, têm em suas vidas seus momentos de decepção, de tristeza, de falhas, mas enquanto mesmos seres humanos busquem o que há de melhor em cada um. Busquem o que têm a ensinar e aprender; o aprendizado que ficou de seus momentos de dificuldades.

Lidem com a mediunidade de maneira despretensiosa porém responsável, equilibrada, com vontade de servir, deixando de lado o excesso do eu e buscando diluir-se para fazer parte de um grupo que cresce em conjunto, porque as vitórias coletivas, essas agregam e impulsionam todas as criaturas. E as vitórias individuais, elas sempre passam pela necessidade da cooperação de mais alguém. Sejam as vitórias sempre em prol de todo o grupo. Cresçam em harmonia e que todo trabalho seja a oportunidade de novas descobertas e de servir sempre.

Passem pelas porteiras e pelas firmezas de nossa casa saudando com respeito, mas principalmente se colocando à disposição do trabalho seja em que frente, em que seara for. Ou na seara da excitação mediúnica, ou na seara do suporte mediúnico, ou na seara do simples trabalho burocrático e físico que também dá suporte à todas as outras formas de trabalho. Onde quer que estejam sejam felizes, sirvam com felicidade, porque a vitória coletiva será a junção de todos os esforços na busca do crescimento em comum. E crescendo em comum, crescemos cada um dentro e para si. Queiram ser melhores, para si, sejam melhores do que cada um individualmente. Façam a comparação dentro de cada um mesmo. E assim haverá mais harmonia, e assim haverá mais compreensão e assim haverá mais diálogo saudável na construção de conhecimentos profundos e não rasos como aqueles que se debatem no egoísmo e na prepotência.

Que toda essa egrégora de harmonia e de felicidade se reflita na saúde de cada um aqui presente. Se cada um está onde tem que estar, todos que aqui estão, estão sendo tratados nesse momento para que a harmonia siga se fazendo presente para a harmonização de todos, os entraves energéticos e emocionais encontrem o ponto de equilíbrio porque o dia foi preparado para quem aqui está. Como cada reunião é preparada para quem ali chegará.

Então saibamos aproveitar cada presente que é cada reunião em que cada um está, saibamos ser elemento de trabalho ou elemento que recebe a ajuda. Somos uma grande engrenagem. Somos como pequenas correias que fazem o movimento de uma máquina e cada uma a seu tempo e ao seu modo coopera e no trabalho que realiza se alimenta e se fortalece.

Sigamos com agradecimento e com paz desmistificando o trabalho para ser cooperador e harmonizador onde quer que se faça necessário.

Graças a Deus.