Mensagem de dona Molambo da Estrada em sessão de Exus do dia 09 de outubro de 2021.


É impossível não se estar bem quando se está abaixo de Deus. Acima de Deus não tem nada; abaixo de Deus estamos nós. Saibamos entender o que isto significa.

Fala-se muito em solidão, fala-se muito em depressão, fala-se muito em tristeza, fala-se muito em abandono, fala-se muito em perda. Fala-se muito em tudo isso. Os tempos vividos expuseram todos às suas mazelas internas, às mazelas familiares, muitos se revoltaram, muitos entenderam e o problema segue com cada um.

Mas existe também a solidão, a perda, a desilusão dos que exercem posições de comando e de poder. Esta solidão independe dos tempos de enfermidades que ora vivem, independem de qualquer momento difícil do mundo. Comandantes, gestores, mães pequenas, pais de santo, pais de família; todos que têm comandados ou pessoas sobre sua responsabilidade, vivem uma eterna solidão. Porque o comando é algo que isola a criatura, porque ela sabe que existem decisões que cabem a ela, a responsabilidade é dela, a cobrança será para ela e só os preparados conseguem entender a responsabilidade, não do cargo, mas a responsabilidade para consigo de saber como lidar com esta solidão.

Então que todos que ora ocupam, ora não ocupam esses personagens, possam entender o conceito, a ideia de justiça. A justiça não é a vingança, muito menos a aplicação de sanções ou corretivos. A justiça busca fazer com que todos estejam bem; que as decisões sejam boas para todos. E isto cabe também ao entendimento dos comandados para que percebam que nem sempre o que ocorre é uma perseguição pessoal ou esquecimento deliberado, mas tão somente que assim com o sol ilumina a todos e só se expõe ao sol quem assim o deseja, a mesma coisa são as deliberações que passam pelos comandantes que exercem o poder.

Se habitam uma casa e o sol entra pela janela, se eu quero o sol eu vou para perto da janela, se eu não quero sol eu me resguardo da janela; mas é uma decisão minha. Eu escolho se quero ou não o sol, mas o sol está lá. Assim são todos os liderados; o bem que o trabalho faz está presente sempre; eu escolho se eu quero o bem ou se eu me recolho do bem. A vida é feita de decisões e nossas decisões fazem o caminho que vamos percorrer.

Bem vindos ao mundo das responsabilidades, dos pés no chão e da busca da alegria  pelo progresso.

Axé.