
Graças a Deus e que a Paz de nosso senhor Jesus Cristo esteja com todos nesta tarde.
Todos os corações que se reuniram nesta tarde, rendem graças à misericórdia, à sabedoria do criador colocando cada um onde precisa efetivamente estar. A sabedoria chama o homem para entender tudo isso e ter sempre em seu coração a palavra da gratidão, assim como um pulsar e a estar a todo o momento pronta para sair de sua boca, mas com verdade.
Que filhos hoje possam ter compreendido um pedacinho da missão de cada um e também de nossa casa. Que possamos todos estar gratos pela presença de comandantes que nunca se foram, que sempre estiveram presentes. Salve o caboclo Arco Íris, salve o mano Flecheiro, salve o mano Sete Flechas, salve Sete Montanhas aqui presente e salve toda a falange da Umbanda, não somente a falange de caboclos, mas toda as suas linhas, suas linhas auxiliares e todas as vertentes que em uníssono formam uma egrégora saudável na busca da compreensão.
Ser médium vai além das vestes brancas, ser médium vai além das guias que se coloca no pescoço, ser médium vai além de uma vela que se acende, de uma oferenda que se coloca. Ser médium é uma postura diante do mundo, sabedor de que é uma ponte. O que é uma ponte senão algo que liga dois polos. Essa é a missão de um médium, essa é a missão de um templo. Enquanto houver vontade de crescimento haverá saúde nos relacionamentos entre encarnados e a espiritualidade.
A maior oferenda que podemos fazer à divindade é o bom caráter; a maior oferenda que fazemos a uma divindade é o bom caráter. Então que possamos oferecer, todos os dias, o caráter nobre, para que possamos através da nossa postura levar adiante a nossa missão. O que é o caráter senão a fotografia de quem realmente somos e o bom caráter é aquele que agradece sempre, que persevera sempre e que traz sempre em seus olhos, em seus gestos a coragem de ser o que precisa ser.
O próprio mestre Jesus titubeou diante de sua cruz, pedindo que, se fosse possível, que fosse afastado aquele cálice, mas a espiritualidade seguiu na sua sabedoria dizendo, é necessário e se Jesus não fosse quem foi, a sua palavra não reverberaria até hoje, se não tivesse vivido o que viveu, a sua palavra estaria mais fraca. Bem abençoada a missão de Judas, porque sem Judas, Jesus não seria o Cristo que é. Então que possamos agradecer por todas as cruzes que carregamos, porque elas nos fazem ser quem somos, nos lembram de quem somos e do que precisamos fazer para carrega-las e o médium é esta pessoa que, através do seu exemplo, faz com que o mundo seja melhor.
Cruzes sempre teremos, dúvidas sempre teremos, dores sempre existirão, mas a vida não é só cruzes e dores e desespero, a vida também é a colheita de tudo que fizemos de bom. Quando aprendemos a semear o bom, entendemos que ele virá e ele sempre vem, não na hora em que queremos, mas na hora em que é preciso. Então que a esperança seja também semeada com cada um, encerrem a nossa reunião de hoje com louvor, com harmonia. Passo agora ao momento da celebração material, mas nem por isso é menos importante, que filhos possam marcar esse momento e que possam seguir fazendo dele uma âncora para seguir adiante.
A casa segue com sua missão, abraçando quem precisa, dando o acolhimento que pode oferecer e que possam os médiuns, os filhos de Magdalena, Altair, Sete Montanhas e Sete Flechas seguirem sendo sempre, sentindo-se nesse acolhimento. Não existem laços que se desfaçam quando a boa vontade e o amor sincero se fazem e é por isso que sempre retornam aqueles que têm as ligações saudáveis e, mesmo os que se afastam, recebem estas energias.
Então que todos os corações, aqui presentes, sigam insuflando no mundo paz e harmonia, que o chão, que a casa de Oxum, siga sendo essa casa de acolhimento, de amor, disciplina, disciplina e disciplina. Então sigamos com harmonia e com paz e que o bom mestre Jesus vos acompanhe, que Oludumare, senhor de toda criação, possa permanecer acima de todas as coisas, que a sua justiça, que a sua paz, que a sua sabedoria se imponham a todos, inclusive a nós.
Que possamos ser exemplo a cada um de vocês. Faróis precisam ter combustível para que a sua luz siga brilhando, um farol sozinho não é nada, então que o combustível que é a fé, que é a esperança, que é a comunhão, siga abastecendo a todos nós, porque a missão segue com cada um de vocês.
Bem-vindos ao mundo, que possamos seguir com paz e com luz.
Graças a Deus.